MIGRAÇÃO EM BUSCA DE EMPREGO TEM DIMINUIDO A POPULAÇÃO DE PARAIBANO, AFETANDO A ECONOMIA LOCAL



ÔNIBUS NA RODOVIÁRIA DE PARAIBANO RUMO A SÃO PAULO

Amaury Carneiro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última quarta-feira (22) que a taxa de desemprego no Brasil  foi estimada em 6,4%, a menor para o mês de maio desde o início da série (março de 2002) e igual ao resultado apurado em abril. Em comparação a maio de 2010 (7,5%), a taxa recuou 1,1 ponto percentual.
Um grave problema que ocorre por falta de empregos e da desigualdade econômica entre alguns estados brasileiros, são as migrações internas.
O Estado do Maranhão é um dos protagonistas que sofre com as migrações temporárias, milhares de pessoas, a cada ano, estão saindo do estado por conseqüência do desemprego, dos baixos salários, da fome e da miséria. E isto pode ser constatado por exemplo aqui em Paraibano-MA, que a cada mês tem saído centenas de pessoas rumo aos grandes centros do País em busca de empregos, distante de seus familiares. Tudo este problema é decorrente da  falta de políticas públicas direcionadas ao setor do mercado de trabalho, tanto por conta do governo Estaual com dos Municipais, que se arrastam à décadas, atingindo diretamente a população.
O único município do interior do estado que estar atraindo um grnade número de trabalhadores é o de Bacabeira, por causa da construção da Refinaria Premium pelo governo federal, que vai gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.
“Aqui em Paraibano saem em média 120 pessoas por mês em uma única empresa de ônibus, rumo aos grandes centros, os principais destino são: o Estado de São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso entre outros”. Disse um acessor de uma das empresas de ônibus que leva passageiros dois dias por semana para o Centro-Sul do País.
“A baixa escolaridade da grande maioria que viaja, se empregam principalmente no setor de construção civil, ficam por lá  em média 1 ano, para ter direito ao seguro desemprego, e retornam para cá, onde ficam até acabar o direito trabalhista”. Completou o acessor.(Preferiu não ser identificado)
Essa migração é uma realidade constante, prova disso foi censo de 2010 feito pelo IBGE, que contou apenas 20.103 habitantes em Paraibano-Ma, segundo critérios adotados pelo instituto.
VAQUEJADA ATRAI MILHARES DE PESSOAS A PARAIBANO
O único mês atípico em relação a essa migração temporária em busca de trabalho, é o mês de Julho, mês que se realiza a vaquejada de Paraibano, uma das mais tradicionais do estado, e maior festa da região sudeste do Maranhão. Evento que contribui para injetar dinheiro na economia local.
É quando a cidade recebe milhares de turistas de vários Estado brasileiros, grande parte deles filhos da cidade que moram fora e vêem pretigiar a grande festa. “ Temos oito ônibus reservado apenas para trazer passageiros para vaquejada, e todos estão lotados” Disse um representante da empresa Marilene Turismo ao NoticiasdeParaibanoMa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.