SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL EM ALTA EM PARAIBANO-MA

Por: Amaury Carneiro
                                                                  

A construção civil é uma das molas propulsoras da sociedade, especialmente no Maranhão. Mas nem só de grandes obras, como condomínios e estradas, vivem os profissionais que atuam neste setor. Hoje, cerca de 39% dos engenheiros civis sindicalizados atuam, ou têm potencial para atuar na chamada "pequena construção civil”,  um ramo onde se faz por exemplo, pequenas obras como casas isoladas, de acordo com o CREA-MA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do MA).
        Aqui em Paraibano - MA a construção civil é o setor que está em alta gerando vários  empregos temporários, como não são sindicalizados,  não tenho como informar dados específico sobre eles. Em entrevistas feita com alguns pedreiros locais, eles responderam ao  noticiasdeparaibanoma.com,  que um grande número de famílias dependem da construção civil para se manterem financeiramente, e que em relação ao obras, elas começam basicamente com a obtenção do terrenos que é o início do trabalho, por parte do proprietário, que segue com a limpeza da área e em seguida com o começo da construção.

Segundo os mesmos, cada empreendimento (casas habitacionais de médio padrão) é concluído em um prazo de quatro meses, desde a construção, até a entrega da unidade habitacional. 
A construção civil tem  contribuído de forma determinante no Maranhão para a qualificação e absorção de mão de obra, de acordo com o Sindicato dos Engenheiros Civis do Estado do Maranhão (Senge).
A atividade dos pequenos construtores (construtores individuais) é de suma importância em qualquer região, e o Brasil é um país em que as micro e pequenas empresas do ramo  exercem uma grande contribuição para a sociedade.  

Fotos : Amaury Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.