CEMITÉRIO DE PARAIBANO-MA SUPERLOTADO.


Cemitério São Sebastião em Paraibao-MA

Por: Amaury Carneiro

O enterro de mortos é um dos sinais indicativos de civilização. Em todas as culturas contemporâneas, dos esquimós aos bosquímanos, os defuntos são respeitados, recebendo um lugar digno para “descansarem em paz”, em Paraibano isto está ficando quase impossível pelo menos no Cemitério São Sebastião.


Os moradores de Paraibano quando perdem um ente querido além da dor pela perda, ainda tem que se  preocupar em achar  uma vaga para sepultar seus familiares e parentes no Cemitério São Sebastião, o único da zona urbana. Situação que está cada dia mais difícil, pois a superlotação do cemitério ultrapassou sua capacidade de sepultamento de maneira adequada há muitos anos.
Outro problema é o abandono por parte de alguns familiares dos mortos; cruzes quebradas e covas sem nenhuma identificação. Para achar um túmulo desse tipo, só com ajuda de um profissional (coveiro) ou familiares de boa memória.

As pessoas que eu conheço e que eu faço o sepultamento, eu gravo aquele local. Se não, sem identificação não tem como você saber ". Comentou o coveiro João Batista ao blog Noticias de paraibano.

A grande quantidade de covas,  é o maior problema, não tem mais espaço, faço covas em cima de outras, que já tem mais de 50 anos, pois os ossos já estão destruídos, se não for dessa maneira, não tem como enterrar mais ninguém”. Concluiu João Batista.

Em conversa com o prefeito Sebastião Pereira de Sousa (Pitó), ele me afirmou que já está acertando a compra de  um terreno para construir um novo cemitério, está apenas aguardando a chegada do proprietário que mora em Teresina, para fazer os acertos finais.

 O terreno fica próximo a Rua do Sol, na parte de cima, e eu quero entregar á população antes de terminar o meu mandato, pelo menos cercado, já que o terreno será comprado com recursos do próprio município. Quanto ao muro Amaury, terei que ir atrás de verbas com o governo do Estado". Disse o prefeito.

Com a construção do novo cemitério, solicitei ao  prefeito que construa também um local para velar os mortos, e ele afirmou que o fará.

Noticiasdeparaibanoma.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.