NOSSA HISTÓRIA ARQUITETÔNICA ESTÁ FERIDA



Sobrado - foto:  Amaury Carneiro

Por: Amaury Carneiro

Localizado na esquina da Avenida João Paraibano com a Avenida Eugênio Barros o popular SOBRADO é um dos mais significativos exemplares dos raros prédios históricos existentes  na arquitetura de Paraibano,  erguido na primeira metade do século passado e que está se acabando aos poucos por total abandono.
Esse abandono está ceifando parte da história de nossa cidade, por falta de manuntenção e pelo desgaste da ação do tempo o intemperismo. O sobrado está incluso na históira de Paraibano e merece ser preservado, daí a importância do tombamento “para a proteção institucional dos bens culturais e arquitetônico”, já que não há como obrigar que os proprietários conservem em bom estado este bem, que normalmente, seria questão de cultura. Mas isso não ocorre.
O particular que tem um bem tombado se sente prejudicado. Porém se não houver proteção por tombamento, os prejuizos serão ainda maiores. Para que isso não ocorra basta o poder público ter boa vontade e se preocupar com o que nos resta da história arquitetônica do nosso município, enviando projeto para o Ministério da Cultura que tem o Programa Monumenta criado exatamente para restaurar prédios históricos.
Espera-se que alguma autoridade competente ao ver esta matéria se sensiblize e tome alguma providência, para que a história de nossa cidade não se apague. Pois “um povo sem história é um povo sem passado”.

NoticiasdeParaibanoMa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.