SAÚDE: TRUQUES VALIOSOS PARA COMBATER O MAU HÁLITO

Postado por: Amaury Carneiro                                            


Jornal O Estado de Minas
Mau hálito, também chamado de halitose, é um problema que atinge a saúde de várias pessoas – e um dos mais desagradáveis. Incomoda tanto aqueles que sofrem desse mal, quanto para quem convive com alguém com o problema. A causa mais frequente é escovar os dentes de forma errada porque não limpar os dentes de forma adequada provoca gengivite (inflamação da gengiva), o que leva a formação de odores.
Além da gengivite, algumas outras doenças também favorecem o mau hálito como diabetes, doenças febris e doenças digestivas. A prevenção é a medida mais importante, e acaba sendo a principal forma de tratamento. Deve-se ter cuidado com a alimentação e, principalmente, com a higiene bucal.
O curioso é que muitas pessoas que não tem halitose se preocupam exageradamente com seu hálito, enquanto que boa parte das que tem mau hálito não suspeita do fato. Até 25% das pessoas que procuram atendimento médico por mau hálito, na verdade não o têm.

Mas para os que sofrem desse desagradável problema lembramos que há solução. Confira a seguir algumas dicas simples para combatê-lo:

Beba água: além de vários outros benefícios, a água ajuda a evitar o mau hálito já que, em muitos casos, este é causado pela boca estar seca ou com pouca saliva. É por isso, inclusive, que o hálito não costuma estar assim tão "fresco" quando acordamos.

Cuide da alimentação: dietas radicais que cortam carboidratos totalmente tendem a causar mau hálito - reconsidere e tente ao menos comer uma fatiazinha de pão ao dia. Coma alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e cereais, pois eles ajudam na limpeza mecânica e total dos dentes.

Melhore a higiene bucal: essa dica parece óbvia. Mas se você sentiu que está com mau hálito é porque está fazendo alguma coisa errada no cuidado com a saúde da sua boca. Por isso nunca é demais lembrar que escovar os dentes sempre após as refeições e, também, antes de dormir (já que é no período da noite que as bactérias têm mais tempo para agir) é fundamental. Lembre-se: escovar bem não significa usar a força. Escovou direitinho os dentes? OK, mas ainda falta falar de um detalhe importantíssimo: escovar a língua. Também se deve escovar a língua gentilmente (pode com a escova e pasta de dentes mesmo), para retirar acúmulos de comida que ficam na superfície dela e retirar uma camada de bactérias que pode se concentrar no local.

Não pule o fio dental: muitas vezes, o gosto ruim na boca pode vir da sujeira acumulada entre os dentes ou do próprio tártaro. Passe fio dental ao menos uma vez ao dia (ou mais, dependendo do que o seu dentista recomendar).

Evite café: o alimento pode criar uma espécie de "cobertura" na sua língua, o que evita a oxigenação e ajuda na proliferação de bactérias (as maiores culpadas pelo mau hálito).

Masque chiclete (sem açúcar): além do sabor artificial do chiclete, o aumento de produção de saliva também evita o problema. Como a boca seca é uma das principais causas do mau hálito, mantê-la úmida ajuda a reduzi-lo na maioria dos casos.

A origem do problema pode estar longe da boca: o esôfago ou estômago podem ser a causa, em especial em casos de refluxo ou gastrite. Logo, é fundamental comer de três em três horas. Estar sempre bem alimentado também ajuda, pois evita a acidez estomacal. Se o problema for digestivo, procure um médico, mas de qualquer maneira, evite comer carne gordurosa, fritura, repolho, brócolis, couve-flor, alho, cebola. Dê preferência ao leite desnatado e ao queijo branco ou ricota.

Noticiasdeparaibanoma.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.