ABANDONADO POR ROSEANA: HOSPITAL DE PRESIDENTE DUTRA FALTA MÉDICOS E MATERIAS BÁSICOS

Amaury Carneiro

Blog do John Cutrim

Hospital de Presidente Dutra

O Hospital Regional de Presidente Dutra – construído no governo do Dr. Jackson Lago, com equipamentos modernos e atendimento de qualidade à época -, atualmente encontra-se abandonado, num estado crítico de funcionamento com a falta de médicos e de materiais cirúrgicos.
Construído na gestão do governador Jackson Lago, o hospital de Presidente Dutra foi entregue no início de 2009, com 5.317 metros quadrados de área construída, 100 leitos de enfermaria e 12 UTI’s, feito com recursos do próprio Estado, beneficiando 34 municípios do entorno.
Atualmente, no governo Roseana Sarney, o hospital está sucateado. Funciona de forma precária, sem médicos e enfermeiros suficientes, falta de medicamentos, estrutura física sem manutenção além de leitos e salas em estado deploráveis.
Preparado para realizar serviços de média e alta complexidade, o centro era para oferecer atendimento nas áreas de clínica médica, cardiologia, pediatria, cirurgia geral, neurocirurgia, traumato-ortopedia, radiodiagnóstico e exames ultrassonográficos. No entanto, nem os serviços básicos estão sendo oferecidos.
Uma TV local exibiu nessa semana uma reportagem com funcionários relatando a situação deficitária do hospital, que só vem, segundo eles, se agravando.
“Hoje a UTI estava com 12 pacientes e com apenas dois técnicos de enfermagem e um enfermeiro, sendo que para cada técnico o máximo são dois pacientes. E no hospital inteiro só havia um maqueiro. Estagiários estão assumindo plantão em troca de promessas de emprego”, denunciaram.

Veja Trecho da Carta enviada ao blog do John Cutrim por um funcionário do Hospital.

"Francamente o Socorrão está em processo de sucateamento; equipamentos foram retirados do centro cirúrgico durante a noite e levados sabe Deus para onde. Existe uma deficiência enorme de materiais considerados básicos e essenciais para um bom atendimento como, sondas, cateteres, jalecos, gases, compressas e etc.
A população presidutrense e adjacências não conseguem acreditar no que estão vendo, pouco a pouco aquele que vinha a ser o orgulho de Presidente Dutra, a salvação de muitas vidas de regiões próximas agora é uma sombra, uma lembrança vaga dos seus tempos áureos. Fala-se em “reforma eterna”, mas como é possível se ao ligar a televisão me deparo com propagandas de construção de 40 novos hospitais, será o mesmo Maranhão que quer fechar o HUEPD que está inaugurando hospitais?! Pra onde vão nossos impostos? Não se fala mais em qualidade, acolhimento da população, humanização e sim em redução de custos, onde vamos parar?"

"ISSO É O RETRATO DA FAMÍLIA QUE ASSOLA O MARANHÃO, O NOSSO ESTADO NA MISÉRIA TOTAL, NA FALTA DE SAÚDE DE QUALIDADE, EDUCAÇÃO E RESPEITO POR NÓS MARANHENSES, ME ORGULHO DE NUNCA TER VOTADO NESSAS PESSOAS, QUE  MALTRATAM UM ESTADO TÃO RICO DE RECURSOS, POIS SÓ PENSÃO EM BENEFÍCIO PRÓPRIO E DE UM PEQUENO GRUPO DE PARASITAS QUE OS CERCAM. ENQUANTO A IMENSA MAIORIA DA POPULAÇÃO SOFRE AS CONSQUENCIAS DESSES PÚLHAS DO GOVERNO SARNEYSISTA, VIVENDO AS MARGENS DA SOCIEDADE, O QUE ME ENTRISTECE, É QUE SEMPRE QUANDO CHEGA AS ELEIÇÕES ESTADUAIS, ELES SE DEIXAM ENGANAR POR FALSAS PROMESSAS E ENGODOS POLÍTICOS, ORA! SE NÃO TEM ESTUDO SE DEIXAM ENGANAR COM FACILIDADE, O RETRATO DISSO É O ABANDONO POR MAIS DE 40 ANOS.
"O MARANHÃO SÓ JESUS CRISTO SALVA" Professor Amaury Carneiro

"NOTICIASDEPARAIBANOMA.COM

2 comentários:

  1. ISSO MOSTRA O DESCASO PELA QUAL PASSA A SAÚDE DO MARANHÃO ROSENGANA JUNTO COM O SEU CUNHADO RICARDO MURAD NÃO CONSEGUI NEM ADMINISTRAR ESTA HERANÇA BOA QUE FOI DEIXADA PELO GOVERNADOR JACKSON LAGO, ETA ROSENGANA ATÉ QUANDO AINDA VAMOS TER QUE TE AGUENTAR, EU SÓ SEI DE UMA COISA QUE NADA É PRA SEMPRE.

    ResponderExcluir
  2. Mariana : Pronto, está de jeito que queríamos pra nossa região!
    É 15 na cabeça! Parabéns MA por mais essa conquista, ainda temos mais de três anos com nossa amadíssima Des-Governadora, muitas coisas vão acontecer, claro para melhorar nossa vida!!

    Te amo Rosinha…..

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.