VOTAÇÃO PARA APROVAÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO EM PARAIBANO, É ADIADA MAIS UMA VEZ.

Amaury Carneiro
O poder Executivo, Judiciário e Legislativo não se entendem e votação do projeto para realização de concurso público municipal é adiada.


Platéia; Vereador "Tico", Promotor, Getúlio, Antonia Luiza; Profª Geralda; Profº J. Alberto;
Vereadores José Orlando, Francisco Everton,e Dênia Sá; Vereador Jardem

O Promotor de Justiça de Paraibano, Moises Brant, compareceu à sessão da Câmara de Vereadores ontem 28/11, para esclarecer as dúvidas em relação a possível realização do certame municipal em 2012
 O Promotor Moises Brant, em suas palavras afirmou, que se a prefeitura contratar,  ele vai questionar via judicial, por que teve um concurso público recentemente, e  pouco tempo depois a câmara autorizou nova  contratação, então se for contratação sem concurso, o ministério público não aprova, porque está previsto na constituição a contratação para serviço público, só por meio de concurso.
 “Eu não concordo com contratação de servidor sem a prévia realização de um concurso público, porém não posso exigir que o município realize concurso público.” Completou o promotor.

Secretária de Educação Jucileide Sousa
Os ânimos se exaltaram quando a Secretária de Educação Jucileide Pereira, foi à tribuna, e contestou a postura do promotor em relação à realização do concurso.
 Lêda :  “O poder executivo não tem nenhum interesse em realizar concurso público, mas desde o ano passado, que eu entro em contato com o promotor e ele  me pressiona, dizendo que não aceita contrato. Aí entrei em contato com o prefeito meu pai, que autorizou fazer o projeto, já que o promotor não aceita contratarmos e não podemos ficar com déficit de funcionários. Na educação nós precisamos de professores  do 6º ao 9º ano principalmente na área de Português , Inglês e Matemática, eu reduzir o número de contratados de 42 para 23, depois do concurso de 2010,  mas nem todas as áreas foram preenchidas, porém nós só faremos o concurso por que a justiça está obrigando  é claro, e  depende da aprovação aqui, pela Câmara dos Vereadores.” Disse a Secretária de Educação Jucileide Pereira.
 A Presidente do Sindicato do Professores, a Profª. Geralda e o tesoureiro João Alberto disseram que não há necessidade de concurso público na área de educação, os mesmo distribuiram gráficos com dados sobre a quantidade de alunos e professores em Paraibano de 2008 a 2011.
2008 -  Havia 4.989 alunos e  298 professores efetivados
2011 -    4.566 alunos,   294 professores efetivados
“O município em 4 anos perdeu 423 alunos, portanto a quantidade de professores existente é suficiente”  disse João Alberto.
O vereador Jardem Sousa, questionou a maneira como o projeto foi posto à Câmara para que os vereadores aprovassem, veja um pequeno trecho do seu discurso:
  “O presidente desta casa disse na última sessão, que se não aprovássemos o projeto do concurso seríamos cassados, isso não existe senhor presidente, pois nós somos representantes do Poder Legislativo, e não somos obrigados a  aprovar concurso sem que antes possamos avaliá-lo. E não votaremos sem avaliar. E nós sabemos que esse projeto não seria votado hoje, pois tem algumas questões que precisa  ser avaliadas com mais precisão” Disse o vereador.
Já a vereadora Ana Célia, como tinha dito na ultima sessão, repetiu o discurso. Questionando os valores  entre os salários e as horas trabalhadas dos cargos para Assistente Social, Psicóloga e Nutricionista, que segundo ela,  há uma  grande disparidade e por conta disso também pediu que adiasse a votação para avaliar mais uma vez o projeto.
Por conta de  todos esses desacordos, o Presidente da Câmara, Getúlio Nolêto, repassou o projeto para comissão, para nova análise.
Notíciasdeparaibanoma.com

2 comentários:

  1. Existe sim, uma necessidade de se realizar um concurso publico em Paraibano, pois nem toda família Pereira (Pitó) está concursada, e o mandato está terminando. Já que capacidade de serem aprovados a maioria deles não têm.Quando que alguém já imaginou a Leda sendo secretaria de educação, que instrução ela tem para isto.

    ResponderExcluir
  2. concordo com esse comentario . é mesmo pois nem todos da familia pitó esta concursada.....

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.