EM 2012, PARAIBANO TERÁ NOVO MATADOURO MUNICIPAL

AMAURY CARNEIRO

Construção do Novo Matadouro Municipal de Paraibano -MA


 O Matadouro Municipal de Paraibano-MA,  localizado no bairro substação,  foi fundado em 1989, na Administração do Ex-Prefeito Chico Castor, e durante todos estes anos de funcionamento, atendeu a comunidade, senão com a eficiência sanitária e ambiental necessária, o fez de modo a reduzir o abate de animais em condições de clandestinidade e Insalubridade.
Contudo com o passar dos anos as condições precárias de funcionamento do matadouro foram aumentando e não ficaram despercebida ao olhar  da população,  que há muito tempo cobra  a construção de um novo, em outra localidade, pois com o crescimento da cidade o local ficou inadequado para tais atividades, por que hoje o matadouro se encontra em meio a moradias. A falta de espaços para o gado ser alojado, equipamentos obsoletos, condições de uso sem qualquer higiene e métodos medievais usados no abate dos animais, essa são as condições na qual o matadouro municipal funciona.
“A distância ideal para construção de um matadouro de acordo com a legislação federal, é de no mínimo 3 km da zona urbana, além disso o município tem que garantir a inspeção contínua do abatedouro,  de acordo com o regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal " Disse o médico veterinário e fiscal da AGED (Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão), Rui Maia.
Atual matadouro municipal, localizado no Bairro Substação

“Hoje, o nosso matadouro, dispõem de 12 pessoas para fazer as atividades, desde o abate até a limpeza do estabelecimento. Atualmente  o matadouro de Paraibano abate cerca 45 a 50 bovinos por semana, é uma média alta para nossa região, sem contar com o abate na zona rural. Com a construção do novo abatedouro,  não só as condições de higiene vão melhorar como também o manejo dos animais e as condições de trabalho dos funcionários” Disse Merval Carneiro, Médico Veterinário e Fiscal da Vigilância Sanitária do Município
Ainda Segundo o Médico Veterinário, Merval Carneiro, a produção no novo matadouro seguirá as normas vigentes da legislação estadual sobre abate de bovinos. O boi será abatido com pistola de ar comprimido (pistola pneumática mecanizada) - e não a marretadas, como no matadouro atual - e terá controle rígido do acesso de pessoas. "Só entrará quem for credenciado. E trabalharemos com pessoas treinadas para fazer as atividades. Os marchantes não entrarão com o seu "pessoal". Concluiu.
O novo Matadouro Municipal que está sendo construído às margens da BR 135, próximo a barragem, custará aos cofres públicos R$ 512.005,69, custeado pelo Ministério da Agricultura  em parceria com o Município. A obra é financiada pela Caixa Econômica Federal.

“Já estive duas vezes com o secretário de agricultura do estado, o senhor Claudio Azevedo, e ele garantiu  que vai fazer o que puder  para liberar verbas junto à governadora, para que possamos terminar a obra do matadouro.Pois o município terá que comprar todo o equipamento necessário para que possa funcionar dentro do prazo estabelecido; os outros municípios vizinhos que também estão construindo matadouros entraram com apenas 5% do financiamento da obra; Paraibano financiou 30%,  foi o município que entrou com maior percentual de investimento, e o término da obra e inauguração está prevista para o mês de Maio de 2012”  Disse o Prefeito Sebastião Pitó.



Golpes a Marretada:
  Mesmo hoje em dia, o processo de abate permanece primitivo e violento.
 Utilizando-se de uma marreta específica, golpeia-se a cabeça do gado, quebrando o seu crânio. Nem sempre a marreta acerta com precisão a região que causa a inconsciência, podendo rasgar os olhos ou o nariz do gado, causando-lhe um enorme sofrimento.

CURIOSIDADE: 

A Rua do Matadouro deve esse nome ao fato de ter sido  lá , a localçização do antigo matadouro de bois,  que foi desativado no final da década de 1980. 
  Rua do Matadouro, localizada próximo à rua Boa Vista



(Fotos: Amaury Carneiro)

NotíciasdeParaibanoMa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.