TRE CONCLUI APURAÇÃO DE VOTAÇÃO EM QUE MAIORIA REJEITOU DIVIDIR O PARÁ

G1

66,6% disseram 'não' à criação de Carajás e 66,08% foram contra Tapajós. Com resultado do plebiscito, criação dos dois estados está descartada.

Eleitores do "nao" nas ruas da capital Belém

  Apenas quatro municípios que integrariam o estado de Tapajós votaram contra a divisão do Pará em plebiscito neste domingo (11). Os eleitores paraenses decidiram manter o estado com o território original, rejeitando a proposta de criação de mais dois estados: Tapajós e Carajás.
Das 144 cidades que integram o Pará, 82 votaram “não” contra a divisão do estado. A grande maioria está no que continuaria sendo chamado de Pará.
O “sim”, pela divisão do estado, venceu em todos os 39 municípios que ficariam no território de Carajás e também na grande maioria de Tapajós. Em um total de 27 cidades, apenas quatro votaram contra a divisão: Altamira, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Vitória do Xingú. Dessas quatro cidades, três sediarão a usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu.
"Nosso resultado foi unânime na região [de Tapajós]. Em Santarém, mais de 98% votaram pelo sim. Só em Altamira, que sedia Belo Monte, venceu o não", disse o deputado estadual Lyra Maia (DEM), que presidiu a frente a favor de Tapajós.
Para o deputado, isso demonstra que interesses econômicos levaram à derrota do grupo que defendia a divisão nessas cidades.
Lyra Maia também cita como ponto negativo as regras da consulta popular. "As regras do plebiscito foram muito danosas para nós. Nós somos um terço do eleitorado do Pará contra dois terços [do eleitorado] da capital."

Plebiscito:
Os eleitores responderam a duas perguntas "Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado de Carajás?" e "Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Tapajós?". O número 77 correspondeu à resposta "sim" para qualquer uma das perguntas. E o número 55 foi usado para o "não".

Em Altamira, o “não” contra a criação de Carajás recebeu 65,34% dos votos válidos. Em relação a Tapajós, o “não” recebeu 64,47% dos votos. Em Porto de Moz, o resultado contra a divisão foi 71,35% (no caso de Carajás) e 71,15% (Tapajós). Em Senador José Porfírio, os percentuais foram de 72% e 71,07%, respectivamente. Em Vitória do Xingú, o “não” venceu por 68,73% (contra criação de Carajás) e 68,31% (Tapajós).
Na capital Belém, a rejeição dos eleitores alcançou mais de 95% dos votos válidos. Em relação à criação de Carajás, o “não” recebeu 95,79% dos votos válidos. No caso de Tapajós, o percentual foi de 95,23%.

NotíciasdeParaibanoMa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.