ESCOLARIDADE DE CANDIDATOS À PREFEITO (A) E VICE-PREFEITO (A)



Candidatos de São João dos Patos/MA, Pastos Bons/MA

e Colinas/MA
 Amaury Carneiro
O Blogueiro Leolasan,   fez uma pesquisa no site do  TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sobre o grau de instrução dos candidatos a prefeitos e vice-prefeitos de alguns municípios  da região do entorno de Paraibano/MA. Veja o resultado da pesquisa na matéria do Paraibanomanews.

  O CANDIDATO E O DIPLOMA. 

 

Blog ParaibanomaNews

Aparecida Furtado e Rejane Gomes / Dr. Helder e "Pitó"
Foto: Amaury

Eles e elas são jovens, com grau de instrução superior, em diversas áreas e fazem o contrapeso de formação à prefeitos na região. Estamos falando dos candidato(a)s a vice-prefeito(a)s no sudeste maranhense.
O blog Paraibanomanews, foi pesquisar sobre o assunto, que grande parte do eleitorado brasileiro reclama: A falta de formação superior dos prefeitos no Brasil e especialmente  no nordeste.  Em uma reportagem de Déborah Salves do portal http://noticias.terra.com.br/ com o título:"Nas principais capitais, 70% dos candidatos têm ensino superior", é informado que  em 2012, em apenas dez dos maiores colégios eleitorais do Brasil, mais de 70% têm o curso superior. Do restante, 15,5% começou a faculdade mas não terminou e 7,9%concluiu o 3º ano sem dar continuidade aos estudos. As cidades em que, em média, 18% da população não consegue chegar ao final do ensino  fundamental têm apenas um candidato com esse grau de escolaridade, e outro chegou ao ensino médio mas não o concluiu. A reportagem do "Terra" entrevistou políticos no Ceará, Paraná, São Paulo e Rondônia. Muitos defenderam que política é mais que escolaridade, outros disseram que a formação confere "melhores condições (ao candidato) intelectuais de enfrentar o desafio" de estar à frente do executivo

Advogado Bruno Sousa e Olivan Coêlho

Foto: Amaury

Polêmicas a parte, o Paraibanomanews foi no site do TSE e fez uma pesquisa sobre o grau de instrução dos candidatos a prefeitos e vices nas principais cidades da região. Veja o resultado da pesquisa na internet: São João dos Patos foi a única cidade em que todos os candidatos a prefeito e vice tem o grau de ensino superior: A Coligação "O Trabalho Continua" que tem como candidatos o prefeito Waldenio da Silva Souza (15-PMDB) é formado em medicina e Elizamar Lima Sá (vice-) superior completo é professora do ensino médio. A coligação "Por Amor e Respeito a São João dos Patos" tem Aricelli Maria Lopes de Sá (10-PRB) com formação superior em farmácia e o seu vice Disney Nunes Teixeira, formado em odontologia. A coligação "Coragem Para Fazer o Novo" o cnadidato a prefeito Odívio da Silva Resende Neto (50-PSOL) tem cusro superior completo e o vice Leonardo A. Pereira, também tem superior completo. Em Colinas, são quatro candidatos a prefeitos, dois com ensino superior completo, um com ensino médio completo e outro com ensino fundamental completo, o mesmo se observa com os candidatos a vice. 
A coligação "Para Reconstruir Colinas" a candidata a prefeita Nina Ceres Couto de Melo (15-PMDB) é médica, já o seu vice Gonsalo Menese de Sousa tem ensino médio completo. A coligação , "O Melhor Para Colinas" tem a candidata Valmira Miranda Silva (12-PDT) com ensino médio, o mesmo grau de instrução do seu vice João Batista Macedo Costa Júnior, a outra coligação "O Povo Decide" o médico Antonio Carlos Pereira de Sousa, tem a psicóloga Shamia Socorro Madeira de Sousa como vice, e por último a coligação "A Força do Povo é Maior" o candidato Antonio Reinaldo de Sousa (22-PR) tem o ensino fundamental completo e o seu vice Genilson Munis Oliveira Rosa tem o superior completo. 
Em Pastos Bons, a disputa está entre dois grupos. A coligação "Unidos Pelo Progresso" traz a candidata Irene Gonsalo de Sousa (43-PV) que tem superior completo e o seu vice Macson Mota Sá é engenheiro com superior completo, a outra coligação "Povo Livre" tem como candidato a prefeito, José Neto Barros (23-PPS) que não completou o ensino fundamental, mas para compensar o seu vice é o mestre em filosofia com formação no Rio Grande do Sul, Professor Carlos Reis Ribeiro de Sousa.
Em Paraibano, a prefeitura está sendo disputada por 3 candidatos. A coligação "Paraibano em Suas Mãos" de Maria Aparecida Queiroz Furtado (43-PV) tem ensino médio completo, e tem como vice a assistente social Rejany Sá Gomes Correia Dias, a coligação "A Hora é Agora, Paraibano Livre" do candidato Sebastião Pereira de Sousa (Pitó) que tem o ensino fundamental imcompleto, e como vice o médico, Hélder do Espírito Santo França, já a coligação "A Força das Novas Idéias" o candidato Olivan Paulo Coêlho Pereira tem ensino médio completo e o seu vice Bruno Furtado de Sousa tem superior completo em direito. Nas 4 cidades pesquisadas pelo Paraibanomanews, estão registrados para disputar as próximas eleições, um total de 201 candidatos a vereadores, o que se observa que a maioria, não tem o ensino superior.

NoticiasdeParaibanoMa.com com informações do ParaibanoMAnews
Edição Amaury Carneiro

3 comentários:

  1. O melhor diploma Pitó, é o da vida, ou seja, da honestidade, da simplicidade e do caráter, e isso voce tem de sobra, diferente de outros concorrentes que se dizem candidatos devendo pro TCE-MA, ou seja ao povo paraibanense

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coisa essas que esse prefeito nao tem meu caro honestidade e caráter me poupe vc só pode ser um ......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk esse prefeito nao tem nada de qualidade .e povo nao quer vc mais como prefeito se conforme vc e sua familia..ok

      Excluir
  2. Em Colinas, Valmira tem o superior completo, é formada é Administração de empresas, e Jr. Costa também, é formado em contabilidade!

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.