NOVO ESPAÇO PARA ARTIGOS NO BLOG



Amaury Carneiro
Este espaço tem o objetivo de democratizar, ainda mais, as opiniões sobre os diversos temas, publicando artigos enviados por internautas e especialistas nos mais variados assuntos, ampliando a visão da sociedade sobre os temas em pauta no dia-a-dia de nossa sociedade. 

Você também pode ser um dos autores de artigos deste blog. Envie sua ideia (texto, ilustração; foto-legenda) comentando os fatos do dia-a-dia da nossa sociedade. Diga o que você pensa, sem medo e envie para o email paraibanonotícias@gmail.com. Não esqueça de enviar junto uma autorização de publicação e uma foto sua. É importante destacar que todo material, antes de ser publicado passará por uma avaliação do editor deste blog de notícias. 

Todas as opiniões expressas neste espaço democrático não refletem necessariamente o pensamento do titular deste canal de notícias, sendo de total responsabilidade do “Autor” os dados e informações utilizadas.
NoticiasdeParaibanoMa.com “ AQUI VOCÊ FAZ A NOTÍCIA”
Para começar a série de artigos,  aqui estar o primeiro,   feito por João Airton Santos Porto, ex-secretário de administração e saúde na gestão do ex-prefeito de Paraibano-MA,  Dr. Zequinha 1997/2000.

 Administrador, Consultor e Professor Universitário (UESPI, UEMA, IFPI, FAPI). Mestrando em Economia do Setor Público pela Universidade Federal do Ceará. Diretor Administrativo-financeiro da Assoc. dos Administradores do Piauí - AAPI
Servidor Público da Justiça Federal no Piauí

João Airton / Foto: Amaury
Como seria bom!
por João Airton

Hoje é dia 04 de Agosto de 2012... ano de eleição... Ah, estamos há 64 dias da eleição.

Ontem “sonhei” que os candidatos vão aproveitar todo esse tempo de forma muito edificante e transformadora...

Ø     esclarecendo a população das suas reais intenções, projetos e ações sociais;
Ø     realizando reuniões nos diversos bairros ouvindo as comunidades e, por que não, críticas;
Ø     indo ao nível dos detalhes sobre como resolverão os diversos problemas, e não são poucos, que sofre a população.

Infelizmente – não quero ser pessimista, mas a história já mostrou – foi apenas um sonho, um devaneio, uma fantasia que me ocorreu, um sopro de luz colorida na minha mente, durante a escuridão do sono profundo. Talvez por que, ontem, minha filha tenha dormido em meus braços, com aquele rosto, angelical e inocente, próprio das crianças amparadas e bem protegidas.

Não sou Sigmund Freud, pai da psicanálise e grande estudioso dos sonhos, mas vejo o sonho de ontem como o reflexo daquele momento sublime e isso, depois de um dia cansativo e estressante, fez-me dormir e ter a tranquilidade para sonhar.

Na minha opinião, todo sonho bom  é reflexo de tudo aquilo que desejamos para nós mesmos, para nossa família, nossos amigos e, por que não dizer para “todas as pessoas à nossa volta”.

Assim, a nossa felicidade só é possível se todos os atores citados - nossa família, nossos amigos e “todas as pessoas à nossa volta” também forem felizes.

É aí que está a grande importância dos políticos mudarem suas práticas. Antes de comprar o voto - isso é comum no Brasil todo - se reunir com as pessoas, ouvir mais do que falar, sair do pedestal ilusório da superioridade de classe ou financeira e, realmente, conhecer profundamente a realidade e os problemas que afetam a vida das pessoas. Só tem boas propostas que conhecem os problemas.

As boas Políticas Públicas são aquelas que melhoram a vida da coletividade, pois quando melhoramos a vida de todos estamos melhorando a vida de “todas as pessoas no entorno de todos” e isso vira um círculo virtuoso de satisfação. A família passa a se preocupar mais com o filho na escola, os vizinhos se ajudam e, assim, as pessoas se orgulham de pertencer ao bairro, ao povoado, à cidade, ou seja, sentimento de “pertencimento”.

O político, especificamente, de Paraibano precisa abandonar o discurso tipo “vou melhorar a Educação”, “vou melhorar a Saúde”, só para ficar nestas duas áreas essenciais para a qualidade de vida atual e futura da população. São frases amplas, genéricas que não dizem nada. São vagas promessas sem o detalhamento de como vão conseguir isso.

Será que é com medo de se comprometer com os mínimos detalhes que os verdadeiros e brilhantes projetos exigem?

Como seria bom!

Este texto tem a única finalidade de enriquecer o debate e fazer pensar, pensar, pensar e pensar.


NoticiasdeParaibanoMa.com
Amaury Carneiro


8 comentários:

  1. MEU AMIGO AMAURY, MUITO BOM ABRIR ESTE ESPAÇO PARA QUEM TEM INTERESSE NA NOSSA CIDADE, INDIFERENTE DE QUEM ESTEJA NO PODER.TENHO MUITA ADMIRAÇÃO PELO JOÃO AIRTON UM ARTIGO MUITO INTELIGENTE, É UM CIDADÃO QUE MERECE TODO RESPEITO NA SOCIEDADE TENHO PRAZER DE TER CONHECIDO,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, a intenção é contribuir para uma maior conscientização das pessoas, sem partidarização política.

      Excluir
    2. A falta de água é um problema grave. Pior é suspeitar que a água consumida em Paraibano pode ter um teor de sal acima do aceitável para a saúde. O índice de pressão alta em Paraibano é alto.

      Excluir
  2. Realmente, chega de falas "educação 100%; saúde 100%"nossa!!!! Hoje a população estar mais conhecedora de seus direitos. Portanto, promessas descabidas como saneamento, educação de qualidade, saúde, isso não convence-nos mais, pois não se consegue da noite para o dia. Para se alcançar bastar por em prática pequenos projetos, pequenos incentivos e valorização dos estudantes, desde o pré-escolar ao ensino médio, que se chega a melhorias na qualidade de vida em resumo educação, saúde e saneamento. Para Paraibano ter tais incentivos é preciso pedi com licença a saída dos que compõem o poder legislativo e executivo que visem apenas o bem-estar próprio e familiar. Agora Pessoalmente 90% Dos Vereadores só Estão Preocupados Consigo E quando chega a o período eleitoral dizem que querem ajudar, mentira só querem ganhar dinheiro fácil e sentar atrás da mesa . Como por exemplo, não realizam nenhum projeto e nem se quer resolvem o problema do abastecimento de água existente

    ResponderExcluir
  3. Amaury, vc como sempre se diferenciando dos demais proprietários de blogs e site enfim, tanto de paraibano com da região, como vc mesmo diz espaço democrático, para expor ideia e pensamentos Parabéns mesmo e parabéns tambem para o joão airton, belo artigo para abrir este espaço. pedrohenriquePI@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Realmente, chega de falas "educação 100%; saúde 100%"nossa!!!! Hoje a população estar mais conhecedora de seus direitos. Portanto, promessas descabidas como saneamento, educação de qualidade, saúde, isso não convence-nos mais, pois não se consegue da noite para o dia. Para se alcançar bastar por em prática pequenos projetos, pequenos incentivos e valorização dos estudantes, desde o pré-escolar ao ensino médio, que se chega a melhorias na qualidade de vida em resumo educação, saúde e saneamento. Para Paraibano ter tais incentivos é preciso pedi com licença a saída dos que compõem o poder legislativo e executivo que visem apenas o bem-estar próprio e familiar. Agora Pessoalmente 90% Dos Vereadores só Estão Preocupados Consigo E quando chega a o período eleitoral dizem que querem ajudar, mentira só querem ganhar dinheiro fácil e sentar atrás da mesa . Como por exemplo, não realizam nenhum projeto e nem se quer resolvem o problema do abastecimento de água existente

    ResponderExcluir
  5. AMAURI NOTICIA É NOTICIA, FALA DOS LARÕES DO SINDICATA DE PARAIBANO,SEJA IMPARCIAL......

    ResponderExcluir
  6. Caro leitor a questão aqui não é imparcialidade, é que na semana do acontecido eu estava viajando, e não tenho nenhuma informação concreta do caso, a polícia daqui afirmam que as informações só com a polícia de Guadalupe ou a delegacia regional em São João dos Patos, assim fica difício, ok.

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.