CANDIDATOS À PREFEITO (A), ASSINAM CARTA DE COMPROMISSO COM OS PROFESSORES


Reunião para assinar a Carta Compromisso com os Professores

Amaury Carneiro
Os candidatos  à  prefeito (a)  de Paraibano-MA, Aparecida Quiroz Furtado (PV), Olivan Coêlho (PMN) e Sebastião Pitó (PTB),  assinaram uma Carta de Compromisso com os profissionais da educação do município durante encontro com os representantes da categoria no final da tarde de ontem quarta-feira (12/09), o documento especifica seus compromissos com os professores e alunos,   quando assumir a administração municipal para gestão 2013/2016. O evento foi organizado pelo Sindicato dos Professores de Paraibano e ouviu todos os candidatos à prefeito presentes, apenas o candidato e atual prefeito Sebastião Pitó não compareceu por motivo superior, mas  assinou o documento horas antes da reunião, o seu candidato a vice-prefeito Dr. Helder estava lhe representando.

Abaixo,  modelo do documento  que foi assinado durante o evento.


     Carta-Compromisso
     Sr (a) Candidatos (o) a Prefeito (a):
           Quando se procura comparar ou analisar o comportamento de um município ao longo do tempo, é preciso diferenciar as ações de cobranças, requerendo os direitos e deveres. Somos sabedores que vivemos momentos de transformação e a educação é o caminho para o desenvolvimento sustentável do Brasil. E para que aconteça educação de qualidade são necessários  vários pontos um deles a valorização dos professores da educação em todos os aspectos, inclusive revendo o clássico objetivo de melhorar a remuneração não mais como um objetivo e sim como uma consequência de um processo. Pensando na importância desse profissional em nosso município, precisamos fazer Algo de concreto aprovando a referida emenda, para garantir a segurança desse profissional.
   • Que seja mudada a redação do artigo 69 da Lei do Estatuto do Magistério que passará a vigorar com a seguinte redação.
   •Art. 69 - A presente Lei entrará em vigor na data de sua publicação ficando revogadas as Leis que disciplinavam o Estatuto do Magistério.
   •Que os cargos de coordenação sejam ocupados por “Pedagogos”
   • Implantar a gestão democrática nas redes de ensino, por meio de Lei local, inclusive prevendo a eleição direta para as direções escolares.
   •Extinção dos contratos gradativamente. “Para suprir as necessidades usar os próprios professores do quadro” (dobras)
   •Priorizar a merenda escolar nas escolas, para que não faltem.
     Disponibilizar os meios necessários para a melhoria do trabalho docente e consequentemente a melhoria da qualidade da educação

    Os (As) trabalhadores (as) em educação, em mais uma eleição municipal, manterão a tradição de se comportarem como formadores de opiniões em seus locais de trabalho e nas comunidades em que vivem. Neste sentido, a categoria apresenta ao (à) Sr.(a) candidato(a) sua pauta de reivindicação para ser observada na plataforma eleitoral e, caso eleito(a), para implementá-la em sua gestão municipal.
    Esperamos contar com sua adesão às nossas propostas, subscrevendo-as.
   Eu, -----------------------------------------------------------------------------------------------------
    Candidato (a) a Prefeito (a) do Município de ------------------------------------------------------------
    Comprometo-me com a pauta dos trabalhadores em educação.  


Francisca Alves Pres. do Sindicato ao lado do Profº. Amaury Carneiro /
Vereador Tico ao lado de seu esposa Geralda
ex-presidente do Sindicato do Professores

Dr. Heder França elogiou a iniciativa do Sindicato pela realização do encontro, e disse que a valorização e o respeito ao servidor público é uma obrigação de todo gestor. “De já  antecipo nosso compromisso com os professores que são  os maiores  profissionais que existem,  porque são responsáveis pela formação praticamente de  todas as demais profissões. Temos que melhorar o salário dos professores de Paraibano dentro do que for possível e com responsabilidade para que os mesmos se sintam mais estimulados. Temos também que qualificá-los. È preciso trazer para o município escolas profissionalizantes,  tomando essas medidas poderemos até diminuir a evasão escolar”. Completou.

A candidata Aparecida Furtado (PV),  ressaltou a implantação do Plano da Cargos e Salários da categoria que foi implantado em sua gestão. E completou. “ Realmente o professor de Paraibano precisa ser mais valorizado, pois é uma das pessoas mais importante da comunidade, porque é através da educação que o município pode se desenvolver com mais eficiência e as pessoas crescem profissionalmente. Então esse compromisso é muito importante, nós sendo eleita, eu e Rejany, estaremos juntas ao sindicato dos professores, trabalhando em acordo;  aqui eu assumo esse compromisso de poder fazer o melhor possível dentro de um entendimento para melhorar os salários dos professores. Temos que melhorar não só o salário, como também as escolas, implantando computadores com internet de banda larga para que alunos e professores tenham acesso a mais informações. Acredito muito nos professores de Paraibano, não é atôa que são reconhecido em toda a nossa região.”

Rejany Gomes, sugeriu que o sindicato participe dando informações e idéias para serem implantadas no plano de governo de sua coligação.

O candidato a vice-prefeito de Olivan Coêlho, o advogado  Bruno Sousa (Dr. Bruno), reafirmou, assim como já tinha dito em entrevista aqui neste blog, que é preciso implantar cursos  profissionalizantes para preparar os jovens para o mercado de trabalho, além de colocar algumas escolas em  tempo integral de aulas, para melhoria do ensino.

Olivan Coêlho,  destacou que é preciso melhorar não só os salários dos professores como também a qualidade da merenda escolar nas escolas e transporte dos alunos. E concluiu “O prefeito não é patrão, é pra ser um companheiro do professor e demais servidores públicos  do município. Sempre que surgir impasse sobre questão dos salários vamos conversar  e buscar solução. O recurso que vier para pagar professores vai ser repassado cem por cento, nosso governo vai ser de transparência”.

Além dos candidatos à prefeitos (as) e vice-prefeitos (as) estiveram presentes no evento, o tesoureiro do Sindicato João Alberto que mediou a reunião ao lado da presidente Francisca Alves, o coordenador geral da secretaria municipal de educação Ricardo Campos, a ex-presidente do sindicato a professora Geralda, agora candidata a vereadora, o verador Tico, a vereadora Célia, as professoras Goretti e "Nuta", e eu professor Amaury Carneiro representando os professores da rede Estadual e fazendo a cobertura jornalística,  a convite do sindicato.

Resta saber se o (a) eleito (a) realmente irá cumprir com o acordo, e não ficar apenas como mais uma promessa de campanha esquecida.

A seguir as considerações da presidente do sindicato dos professores de Paraibano-MA.


"Nós que fazemos parte da direção do núcleo de Paraibano, estamos tentando firmar aqui uma aliança. Mostrando que não temos lado, temos opções políticas. Pois o nosso maior objetivo é o desenvolvimento da educação.
Independente de quem seja o futuro gestor, esperamos que ele tenha a educação como prioridade na sua gestão municipal.

Nós professores estamos cansados de sermos usados como muletas de palanques. Queremos ação e concretização dos belíssimos discursos que são feitos ao longo das campanhas políticas.
Essa luta sempre esteve traçada em nível de município e estado, vimos à luta constante da direção do SINPROESEMMA na pessoa de Júlio Pinheiro, para a aprovação dos 10% do BIB, que é um fator primordial para o sucesso do PNE.

Esperamos que essa luta não seja em vão e que realmente sirva para garantir a segurança desses profissionais da educação.

Precisamos definir metas com o objetivo de inovação, organizando comissões educacionais para diagnosticar e mobilizar a legislação para que ocorram alterações legais, consolidando os eixos indutores e estruturador do desenvolvimento da educação".

                     FRANCISCA ALVES BRAGA
             (Presidente e Coordenadora do núcleo de Paraibano)


NoticiasdeParaibanoMa.com

5 comentários:

  1. É BOM CUNPRIR MESMO, POIS A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESTÁ CHEIA DE PROFESSORES CONTRATADOS IMCOMPETENTES. SEM FALAR QUE OS DENAIS FICAN SEM PODER TER AUMENTO- jUCELMA DIAS ( RUA BOA VISTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, não sei se vossa senhoria é professora, espero que não, mais iNcompetente mesmo, acho que é voce, pois não se escreve "M" antes de "C", (IMCOMPETENTES), "N" antes de "P" (CUNPRIR), (FICAN) se escreve com "M" no final e a palavra DENAIS não existe no vocabulário luso-brasileiro, isso é só uma dica, espero que voce seja da coligação iNcoMpeteNte dos 43, por que na do Pitó só tem pessoas cultas, inteligentes, formadas, trabalhadoras e humildes, isso é só uma dica.

      Excluir
  2. PEDRO DE SOUSA CAVALCANTA : SOU ELEIOTOR DE PARAIBANO E MINHA PRIMA É PROFESSORA, VOU DIA 7 VOTAR, COMO O PRÓPRIO BLOGUEIRO Q TAMBEM É PROFESSOR SEMPRE DIZ, PROFESSORE VAMOS VOTAR EM NOSSOS REPRESENTANTES PARA NÃO FICAR 4 ANOS RECLAMANDA DA CÃMARA. CONCORDO COM VC,SERÁ Q VÃO INSISTIR NO ERRO,E VÃO VOTAR EM CRIANÇA MIMADA OU EM SEMI ANALFABETOS FUTUROS VEREADORES LABIGÓS. A CHANCE ESTÁ BATENDO NA PORTA CHEGA DE VEREADORES SEM PROJETO E SEM FORMAÇÃO. ABRAÇO VALEU AMAURY.

    ResponderExcluir
  3. o problemas de contrato pode ser resolvido é so fazer um concurso serio em que os atuais proofessores nao possa concorrer para da change os novatos

    ResponderExcluir
  4. CARO AMIGO BLOGUEIRO, ACHO MUITO SALUTAR A IDEIA DE SE FAZER UMA CARTA DESSA NATUREZA. MAIS ACHO QUE NAO PODE FICAR SOMENTE NUMA CLASSE, ESSE TIPO DE MANIFESTAÇAO, E SIM. UMA CARTA ABERTA COM SUGESTOES DA SOCIEDADE E DA POPULAÇAO EM GERAL. ACHO ATE QUE UM BLOG, COMO O SEU DEVERIA PROPOR UMA CARTA EM NOME DE TODA A POPULAÇAO, COM BASE EM REINVIDICAÇOES FEITAS PELA POPULAÇAO, E EM EVENTO PUBLICO COLHER A ASSINATURA DE TODOS OS CANDIDATOS AO EXECUTIVO, COMO TAMBEM AOS CANDIDATOS AO LEGISLATIVO. ASSIM A POPULAÇAO ESTARIA DANDO O RECADO A TODOS, E POSTERIORMENTE TERIA COMO COBRAR DOS QUE FOREM ELEITOS O CUMPRIMENTO DA MESMA, SENDO QUE. ESSA MESMA CARTA SERVIRA PARA OS ELEITOS COMO COMPROVAÇAO DE SEUS PROJETOS APROVADOS E PARA OS QUE NAO FOREM ELEITOS COMO FERRAMENTA DE DENUNCIA CONTRA AQUELES QUE NAO CUMPRIREM COM A PROMESSA DE CUMPRIMENTO COM O TEXTO DA CARTA. O QUE VOCE ACHA DA IDEIA?

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.