BARACK OBAMA É REELEITO PRESIDENTE DOS EUA



Barack Obama Presidente reeleito dos EUA
G1.com

O Presidente Barack Obama foi reeleito com 59,4 milhões de votos, ou seja 50,3% do eleitorado, o que corresponde a 303 grandes eleitores, enquanto o Mitt Romney obteve 56,8 milhões de votos e 206 grandes eleitores. Para assegurar a vitória, um candidato necessitava de obter, pelo menos, o apoio de 270 grandes eleitores.

O forte apoio dos eleitores hispânicos, o grupo demográfico que cresce mais rápido nos EUA, ajudou o presidente Barack Obama a garantir um segundo mandato na Casa Branca.

O apoio para Obama entre os hispânicos foi de cerca de 66%, de acordo com pesquisa Reuters/Ipsos no dia da eleição, aproximadamente em linha com a porcentagem que votou a favor dele quatro anos atrás.

Era crucial para Obama reter o cobiçado bloco de eleitores, especialmente porque ele perdeu apoio entre homens brancos, disse o cientista político Matt Barreto, da Universidade de Washington, que rastreou a intenção de voto hispânica por meses.

O voto das mulheres também foi decisivo. Entre elas, Obama venceu Romney com 55% dos votos, contra 43% para o republicano, de acordo com a pesquisa Reuters/Ipsos no dia da eleição. A vitória quase alcançou a vantagem de 13 pontos de Obama entre os eleitores do sexo feminino sobre o republicano John McCain, em 2008.

Já entre os homens brancos, Obama viu seu apoio cair de 41% em 2008 para 36% nestas eleições.

O presidente reeleito fez um grande esforço para cortejar os estimados 24 milhões de potenciais eleitores hispânicos, buscando superar algum descontentamento com suas políticas de imigração.

OBAMA E FAMÍLIA DEPOIS DO RESULTDO DA ELEIÇÃO
Reeleito

Obama afirmou em discurso que "o melhor ainda está por vir" e que ele volta à Casa Branca "mais determinado e inspirado" para o segundo mandato.
Ele teve dificuldades para iniciar seu discurso. A plateia gritava para o presidente: "Mais quatro anos! Mais quatro anos".


NoticiasdeParaibanoMa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.