FROTA DE VEÍCULOS JÁ PASSA DE UM MILHÃO NO MARANHÃO



O número de veículos que circulam nas ruas das cidades maranhenses já passa de um milhão
G1 MA
O número de veículos que circulam nas ruas das cidades maranhenses já passa de um milhão. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito, o Estado tem um total de um 1.053.813 veículos.

O maior número é de motocicletas, mais de 500 mil, representando quase metade da frota. Em seguida aparecem os automóveis, mais de 300 mil e depois as motonetas. Com tantos veículos nas ruas e sem a expansão da malha viária, com a abertura de grandes avenidas, os engarrafamentos são constantes nas maiores cidades.

Com a deficiência da sinalização e da fiscalização nas ruas, o que se vê é um festival de infrações: motoristas cruzando sinais vermelhos, subindo em calçadas e até dirigindo na contramão para não perder tempo nos engarrafamentos.

Em vários trechos da Avenida São Luís Rei de França, na capital do Estado, o espaço da calçada está sendo utilizado como via alternativa para fugir dos engarrafamentos. Esta infração é considerada gravíssima pelo Código de Trânsito e coloca em risco os infratores e as pessoas que normalmente utilizam as calçadas. Na altura da entrada do Parque Vitória, a calçada serve de passagem para motos, carros e até caminhões, chegando a ter congestionamento de veículos. O pedestre tem que se adaptar para não correr tanto risco.

Trânsito na Av. 1º de Maio em Paraibano-MA
Foto: Amury Carneiro
EM PARAIBANO O AUMENTO DA FROTA DE VEÍCULOS TAMBÉM JÁ É PERCEBIDA NAS RUAS E AVENIDAS

Amaury Carneiro

Aqui em Paraibano ainda não tem engarrafamento, mas a frota de veículos no município cresceu significativamente principalmente neste ano, percebe-se pela quantidade de "motos" e carros novos e semi-novos circulando pelas ruas da cidade. "Nos últimos meses tenho feito uma média de dois emplacamentos de carros por mês e cinco de motos" relatou Raimundo Augusto, despachante do DETRAN em Paraibano. A princípio o número pode parecer pequeno, porém para uma cidade deste póste, esse  número  é considerável.

Um dos motivos deste aumento da frota,  foi a redução do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializado)  dos automóveis que o governo prorrogou até o final do ano. O outro é facilidade na compra de uma motocicleta, oferecida pelas revendedoras.


NoticiasdeParaibanoMa.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.