ADVOGADO MARCUS VINÍCIUS FURTADO COÊLHO É ELEITO PRESIDENTE NACIONAL DA OAB

Marcus Viniciu 2º da direita p/ esquerda

 Natural de Paraibano-MA, filho de dona Doracy Furtado e Sérgio Coêlho (falecido), o advogado Marcus Vinícius, assume a presidencia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), aos 41 anos de idade.

 Novo presidente não comenta ataques sofridos em campanha, na 1ª eleição com duas chapas em 15 anos 

FOLHA DE SÃO PAULO,
FELIPE SELIGMAN DE BRASÍLIA
 
Dr. Marcus Vinicius  novo presidente da OAB
O advogado Marcus Vinicius Furtado Coêlho, 41, foi escolhido na noite de ontem, em eleição indireta, o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), após uma disputa marcada por polêmicas e trocas de acusações. Ele ocupará o cargo pelos próximos três anos.

Coêlho foi secretário-geral na Ordem na presidência de Ophir Cavalcante e, após 15 anos de eleições sem disputa, enfrentou Alberto de Paula Machado, vice-presidente da gestão que chegou ao fim.

Votaram 81 conselheiros federais da instituição, representantes das 27 unidades da Federação. O presidente eleito recebeu 64 votos, ante 16 para Machado. Houve somente um voto em branco.

Não houve debates ao longo da campanha, repleta acusações entre partidários de cada um deles e por relatos de supostas irregularidades sobre a trajetória de integrantes das duas chapas

Nos bastidores, partidários da chapa derrotada tentaram vincular, por exemplo, o nome de Marcos Vinicius Coêlho ao senador José Sarney (PMDB-AP), por ele já ter advogado para o atual presidente do Senado.
Também levantaram uma ação de improbidade contra Coêlho (por supostamente não ter prestado serviços de advocacia contratado por uma prefeitura no Piauí), que foi rejeitada na primeira instância, mas que está em fase de recursos.

O resultado das eleições da OAB Nacional representa uma derrota aos advogados de São Paulo, que não tem representante na diretoria.

O processo eleitoral durou cerca de duas horas. Assim que o placar atingiu 41 votos para Coêlho, gritos de "Marcus, Marcus, Marcus", tomaram conta do plenário da sede da OAB, em Brasília.

Ao fim da votação, o advogado afirmou que sua gestão se concentrará na defesa das "grandes causas da República", como a reforma política, e a "valorização dos advogados brasileiros". "A defesa é tão importante quanto a acusação. É isso que a OAB precisa dizer, para o bem da moralidade pública, da segurança jurídica. Precisamos prestigiar o direito de defesa no nosso país".

Coêlho não quis comentar sobre os ataques sofridos durante a campanha. "Passo uma borracha em cima. A partir de agora, não há mais vencedores e vencidos." Ele tomaou posse hoje de manhã

QUEM É MARCUS VINICIUS?


Filho de um escrivão judiciário (já falecido) Sérgio Coêlho e de uma professora primária Maria Doracy (que não admite em nenhuma hipótese revelar a idade), Marcus Vinicius nasceu na cidade de Paraibano, no sertão maranhense, denominado Chapadas do Alto Itapecuru e distante cerca de 500 quilômetros de São Luis. Aos 4 anos de idade, o seu pai faleceu e aos 11 anos mudou com a mãe para Teresina, onde estudou no Instituto Dom Barreto, considerado pelo Enem, durante três edições, a melhor escola do país.

Posteriormente, formou-se em Direito, em 1993, pela Universidade Federal do Piauí. Foi aprovado em primeiro lugar em concurso público para professor da mesma universidade federal em que se formou bacharel em direito. Além de pós-graduação pela Universidade Federal de Santa Catarina, é grado em Direito Processual pela Universidade de Salamanca, na Espanha, onde é doutorando em Direito Processual. Anualmente, a Universidade de Salamanca, concede como reconhecimento aos seus alunos destacados em cada curso o Prêmio de Grado de Salamanca. O título é dado a todos os licenciados e diplomados que tenham tido excelência no rendimento acadêmico, o que ocorreu com Marcus Vinícius.

Membro da Comissão de Juristas para elaboração do novo Código de Processo Civil e também da Comissão do Senado que trata do novo Código Eleitoral. Marcus Vinícius é autor dos livros ?Direito Eleitoral e Processo Eleitoral?, ?Processo Civil Reformado? e da ?A Inviolabilidade do Direito de Defesa?. Foi,ainda, professor de Direito Constitucional da Escola Superior da Magistratura.
Texto Jornal do Brasil


NoticiasdeParaibanoMa.com
“Aqui Você Faz a Notícia”

3 comentários:

  1. João Airton Santos Porto
    Uma boa notícia para Paraibano. Marcus Vinícius já vem se destacando na advocacia há algum tempo. Isso me faz pensar no que é necessário fazer para que Paraibano possa ter um sistema educacional de qualidade, que estimule cada vez mais, o aparecimento de talentos como Marcus Vinicius. Vejo os prefeitos muito satisfeitos quando cumprem as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Parece-me muito pouco. Será que a formação do índice está isento de malabarismos na sua formação?
    E o ensino médio em Paraibano? Fui professor de Sociologia quando trabalhei em Paraibano e percebi muitas deficiências. Faz tempo. Espero que a realidade seja bem melhor hoje.
    joaoairton@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Um grande advogado, plenamente realizado na carreira, mas não vejo orgulho em falar que seja nascido na minha cidade, o mesmo é radicado no Piauí e nunca trouxe benefícios para Paraibano, acredito que ele poderia dar mais valor a terra dele, pois só temos notícia dele no Maranhão quando o mesmo está livrando algum político de falcatruas, esperamos poder dizer que temos ele como cidadão Paraibanense com muito orgulho e que ele lembre de nossa querida cidade. Sergio Santos

    ResponderExcluir
  3. Deus dar o poder a quem merece e a quem ele quer...
    Que gostem ou deixem de gostar "Ele é de Paraibano,,,do nosso Brejinho de açúcar..."
    Quer alguma coisa "corre atrás"

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.