PAPA BENTO XVI ANUNCIA QUE RENUNCIARÁ O PONTIFICADO EM 28 DE FEVEREIRO

PAPA BENTO XVI CELEBRANDO MISSA EM SÃO PAULO

 A DECISÃO DEIXOU OS CATÓLICOS PERPLEXO
O PAPA AFIRMA NÃO TER FORÇAS PARA DIRIGIR A IGREJA POR CAUSA DE SUA IDADE


 G1.COM / O IMPARCIAL ONLINE
 
O Papa Bento XVI anunciou nesta segunda-feira (11) que renunciará em 28 de fevereiro, durante um discurso pronunciado em latim durante uma reunião de Cardeais no Vaticano, informou à AFP o porta-voz da Santa Sé. 

"O Papa anunciou que renunciará a seu ministério às 20H00 (16H00 de Brasília) de 28 de fevereiro. Começará assim um período de 'sede vacante'", afirmou o padre Federico Lombardi, em um anúncio praticamente sem precedentes na Igreja Católica.

Com 85 anos, Bento XVI justificou que a idade avançada o motivou a deixar o cargo ao "não ter mais forças" para comandar o Vaticano."Por isso, bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de fevereiro de 2013, às 20h horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vaga e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice", informou o papa por meio de uma carta.

Considerado uma eminência parda durante o papado de João Paulo II, o então cardeal Joseph Alois Ratzinger defendeu que seu antecessor deixasse o cargo ao não ter mais condições para comandar o Vaticano.

A decisão pegou de surpresa até as pessoas mais próximas a Bento XVI, que em 2012 enfrentou um escândalo depois que seu mordomo vazou documentos confidenciais da Santa Sé para a imprensa. Casos de pedofilia também voltaram a ter destaque e em janeiro de 2013 documentos divulgados pelo jornal Los Angeles Times mostraram lideres da igreja discutindo como encobrir supostos crimes de sacerdotes na Califórnia na década de 1980.


PARA CONTINUAR LENDO CLIQUE AQUI

 

Um comentário:

  1. João Airton Santos Porto
    Muitos políticos devem ver esse exemplo... Ter a dignidade que podem seguir... No caso do PAPA, a missão de DEUS através de PEDRO como herdeiro de JESUS. Decisão digna, honesta e pura de amarras... Sabe a hora de parar. Sejam egoístas ou políticas. Paraibano está precisando disso... POVO livre sem invencibilidades... Sem salvadora da pátria... Sem mamáe... Esse filme já se repete exageradamente. Dona Aparecida? Quando vai parar? A HISTÓRIA TEM MOSTRADO COMO AS OLIGARQUIAS TERMINAM...
    joaoairton@gmail.com.br

    ResponderExcluir

COMENTE COM EDUCAÇÃO.