MARANHÃO DEVE SER RECONHECIDO EM AGOSTO COMO ZONA LIVRE DE AFTOSA COM VACINAÇÃO

O Imparcial Online

O Maranhão está bem próximo de ser reconhecido nacionalmente como zona livre de febre aftosa com vacinação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Esta semana, em Brasília, o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, recebeu do ministro Antônio Andrade a confirmação de que a portaria ministerial que elevará a classificação sanitária do estado já está pronta e deve ser assinada no mês de agosto, em solenidade a ser realizada em São Luís.

A confirmação coincidiu com a conclusão do balanço da primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa no estado, que foi realizada de 1º de maio a 10 de junho e imunizou mais de 7,2 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos, nos 217 municípios maranhenses, registrando uma cobertura vacinal de 96,06% do rebanho local.

"O ministro Antônio Andrade reconheceu o empenho do Maranhão em elevar sua classificação sanitária, que permanece no status de médio risco desde 2004, mesmo não tendo sido registrado foco da doença em nenhum município maranhense desde o ano 2001. O reconhecimento do estado como zona livre é uma meta de governo que está próxima de ser cumprida e elevará também a pecuária maranhense a um novo e próspero ciclo de desenvolvimento, visto que temos o 2º maior rebanho bovino do Nordeste e um dos únicos com vocação para corte ainda não reconhecidos como zona livre de febre aftosa", declarou o secretário Cláudio Azevedo.

CLIQUE AQUI PARA CONTINUAR LENDO

WWW.NoticiasdeParaibanoMa.com

“Aqui Você Faz a Notícia”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.