CRAS DE PARAIBANO REALIZA DISTRIBUIÇÃO DE KITS PARA MÃES CARENTES


Amaury Carneiro

Kits para gestantes / Pref, Aparecida Furtado
entregando presente / Vice-prefeita Rejany Gomes e
 vereadora Célia entregando kit à gravida /
Vereador Jair também presenteando uma mãe
O Projeto Nascer Feliz vem acompanhando as gestantes de Paraibano–MA, desde a Administração passada, do prefeito Sebastião Pitó, e está tendo continuidade pela administração atual de Aparecida Furtado. Na tarde desta quarta-feira (14), na câmara de vereadores foi entregue mais um lote com kits para gestantes de famílias de baixa renda do município.

Segundo a secretária municipal de assistência social Edivânia Coêlho, esse projeto forma um grupo de convivência, no qual realiza palestras que acontece uma vez por semana  nos CRAS - Centro de Referencia da Assistencial Social.

As gestantes  são acompanhadas desde o 3º mês de gestação, e são orientadas por técnicos de enfermagem  psicólogos,  assistente social, coordenadores do CRAS e outros convidados, que durante as palestras, estimulam as gestantes a seguirem com o pré-natal, que é fundamental tanto para o bebê quanto para a futura mamãe,  orientam as gestantes a terem seus bebes no parto humanizado (parto normal), e como são os primeiros cuidados que as mamãe de primeira viagem terão com os  recém nascidos. 

Após o parto as mães e os bebes são acompanhados por profissionais até o terceiro ano de vida, com as consultas e as vacinas, e sempre orientando as mães a importância do aleitamento materno, e  incentivando-as a amamentar o bebe até os dois anos de idade. Colaborando assim para os bebes crescerem fortes e saudáveis. Também após o parto as mamães recebem orientação sobre o planejamento familiar.  

Esse projeto existe desde 2007, na atual gestão municipal esse é o primeiro grupo de grávidas  sendo contempladas. Os dois CRAS estão trabalhando com grávidas, temos em média de 40 gestantes sendo atendidas, hoje estamos atendendo 34,  algumas delas já tiveram o bebê, mas,  que também serão contempladas da mesma forma com os kits.

Secretária Edivânia e psicóloga Débora, comandando
as brincadeiras com as gestantes
Um diferencial  desse projeto em relação aos anteriores foi que acrescentamos o acompanhamento da grávida durante  todo o período gestacional e o acompanhamento da família após o nascimento  do bebê até os três anos de vida ou enquanto ele se enquadrar em outros projetos da área social.

O projeto atende as grávidas de acordo com a demanda do município, o projeto é voltado para adolescente grávida de famílias de baixa renda e, é feito pela secretaria de assistência social em parceria com a secretaria de saúde.

 Um dos nossos  objetivos  é reduzir no máximo o numero de adolescente grávidas em nosso município, através de palestras esclarecedora pois, a grande maioria dessas gravidez não são planejadas, temos implantado também o Projeto Menina Mulher, voltado para gravidez na adolescência”. Disse a Secretária Edivânia Coêlho, ao blog.

A vice-prefeita Rejany Gomes,  disse que um projeto como este é muito importante,  pois está dando amparo a um dos momentos mais felizes da vida do ser humano, o nascimento.

Mães participando de brincadeiras
Estiveram presente no evento a Prefeita Aparecida Furtado, a vereadora e presidente da câmara Ana Célia, o vereador Jair, o pastor Eliédison, a psicóloga Débora que comandou as brincadeiras entre as gestantes, e demais funcionários das duas secretarias.





Nos kits entregues as gestantes contem:
  • Bolsa
  • Sabonete
  • Fita Adesiva
  • Kit com pente e escovinha de cabelo
  • Fraldas descartáveis
  • Fraldas de tecido
  • Macacão
  • Pijama
  • 3 Camisetinhas
  • Par de meia e luva
  • Banheira
  • Saída de Hospital da Mamãe e do Bebê
 WWW.NoticiasdeParaibanoMa.com
“Aqui Você Faz a Notícia”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.