CIENTISTAS IDENTIFICAM NOVO CONTINENTE NO HEMISFÉRIO SUL: A ZELÂNDIA


Geólogos agora lutam pelo reconhecimento da região, que em boa parte fica submersa no sudoeste do oceano Pacífico. O nome escolhido é ridículo

BBC.com
Um novo continente, quase completamente submerso, foi identificado por cientistas no sudoeste do oceano Pacífico e batizado como Zelândia. 

As montanhas mais altas dessa nova região, no entanto, já eram nossas conhecidas e despontam na Nova Zelândia, segundo os geólogos.

Agora, os cientistas estão empenhados em uma campanha para que o continente seja reconhecido. 

Um artigo publicado a publicação científica Geological Society of America's Journal afirma que a Zelândia tem 5 milhões de quilômetros quadrados - quase dois terços do tamanho da vizinha Austrália, que tem 7,6 milhões de quilômetros quadrados. 

Caso seja reconhecido, será o OITAVO continente do planeta terra.

Critérios

Cerca de 94% desta área estão submersos - há apenas poucas ilhas e três grandes massas de terra visíveis na sua superfície: as ilhas do Norte e do Sul da Nova Zelândia e a Nova Caledônia. 

É comum pensar que é preciso que uma região esteja na superfície para ser considerada um continente. Mas os especialistas levaram em conta outros quatro critérios: elevação maior em relação ao entorno, geologia distinta, área bem definida e crosta mais espessa do que a do fundo do oceano.
Mas sendo assim, quantos continentes temos atualmente, afinal? 

A resposta é que, como vários critérios podem ser adotados, falta consenso entre os especialistas sobre esse número.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE COM EDUCAÇÃO.